segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cadê a criatividade do povo de Deus?!

Desabafo de uma artista cristã

Recentemente pediram para que montássemos uma peça para as crianças. Foi nos dado uma peça e explicaram o tema. Confesso que inicialmente interessei-me pela história quando a pessoa me falou do que se tratava o texto.Cheguei em casa e comecei a ler o texto. Ao ler o texto decepcionei-me com a falta de criatividade e bom senso. A idéia informada pela pessoa não existia no texto, os personagens são fracos e bobos (sem a magia que encanta as crianças) e, no final da história, não se explicava o que acontecia com os antagonistas da história e também, outro pecado, a peça tornava-se uma pregação. Fiquei indignada com a falta de originalidade do texto. Detalhe, o txt é de uma americana - provavelmente pego em algum livro recheado de peças.
Final da história: eu terei que remontar o texto junto com os meus meninos.
Sinceramente, nossas crianças merecem coisa melhor!
OK! Sou chata – assim como todo ser metido a artista. Mas, se você lesse o texto me daria razões. E essa não é a primeira vez que me decepciono com a qualidade de textos dramáticos elaborados por artistas cristãos.
Tem hora que, o desejo de “evangelizar” acaba destruindo a arte e bom senso da construção cênica. Existem muitas peças de “crentes para crentes”, cheia de chavões que uma pessoa que não é acostumada com a linguagem do crentes com certeza não entenderá nada. Ou ainda peças que tem o mesmo conteúdo da famosa e repetitiva peça que usa a trilha sonora do Smalville de fundo – música, aliás, nada cristã.
A falta de cuidado com detalhes importantes marginaliza o trabalho artístico cristão e faz com que nosso trabalho não seja levado a sério fora da igreja, distanciando-nos mais e mais dos não-cristãos.
Em pensar que a criatividade é um dom que vem de Deus!rs....Devemos incentivar as pessoas a usarem suas idéias e deixarem de lado esses textos prontos.

Esse é um dos motivos que me leva a incentivar os jovens criarem sua própria história, assim como também incentivo outros grupos de teatro cristão a criarem as suas também.
Para falar de Deus também se faz necessário ter poética.

Peço desculpas a quem não concorda comigo, mas precisava desabafar.

Críticas aos "críticos gospel"

A última novidade da crítica “gospel” é o ataque recebido por Régis Danese, autor e cantor da música “Faz um milagre em mim”. Abençoados irmãos (que não tem mais o que fazer na vida) encontraram termos “satânicos” ao tocarem a música de trás para frente.
Nestas horas eu penso “o que leva essas pessoas a fazerem esses maus comentários: será a inveja pelo sucesso profissional desse cantor?”.

Se não bastasse isso, eu vejo alguns crentes criticarem-no por ter uma conduta mais profissional - e cristã, e menos “evangélica”. Porque, segundo alguns crentes, um ministro de louvor e cantor cristão deve cantar somente para Deus. E, se temos que cantar para Deus, a música não deve sair da igreja. Existem muitos crentes que pararam de cantar determinada música ao ver pessoas não-crentes cantando e se usando daquele louvor.

Como diria Jesus, estes críticos são hipócritas, fariseus. Ou usando as palavras de Salomão, pura vaidade.

Régis é um dos cristãos que aprendi a respeitar por sua conduta. Ele tem levado Cristo àqueles que não o conhecem, em canais televisivos e rádios seculares, lojas, shopping e até bancas de camelô. Confesso que não gostei muito das versões “forró” que surgiram da música, mas se esse é o caminho que a correnteza do espírito santo tem levado o barco quem somos nós para criticarmos?

Existem ministros ungidos por Deus para cantar e escrever hinos para a celebração, porém, há outros que fazemos músicas para evangelização. Vejo o Danese como um cristão que faz músicas para não cristãos, com o intuito de levar a Jesus a essas pessoas. Devemos entender essa diferença.

Sou a favor que o artista cristão saia do refúgio das asas da igreja local e percorrer mundo afora como pregador da palavra. Jesus nos ordena que levemos a sua Palavra aos quatro cantos do mundo. E se o artista tem essa possibilidade, ele tem é que aproveitar!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Desejos

Sua imagem está sempre presente em meus pensamentos.
A cada segundo, a cada momento.
Tantas coisas penso!
Penso no dia que estivermos junto - realidade que parece distante da que vivo.
Penso no que está a fazer no momento - se dorme, se canta, se come, se estuda, se sorri, se encanta...
Penso nos seus pensamentos ocultos a mim.
Como desejo conhecer esses pensamentos!
Talvez eles me ajudassem a sair desse mundo fantasioso para retornar a relidade. Mas será que em seus pensamentos encontraria a realidade que tanto sonho viver ao seu lado?
O misto de desejo e medo paira minha mente.
Só Deus sabe o que se passa no meu coração.
Google